Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mercado de games sofreu baixa em 2012


Em comparação com 2011, o ano de 2012 foi fraco para a Sony, Microsoft e Nintendo. Uma pesquisa realizada pela ABI Research publicada nesta quinta-feira (4) no Valor Online, mostra que, no total, as três principais fabricantes de console da atualidade colocaram 30 milhões de unidades ano passado, cerca de 10 milhões a menos que em 2011.

Michael Inouye, um dos analistas da ABI, afirma que a reação do público ao lançamento do Wii U no final de 2012 é um dos indícios de que a nova geração de consoles não terá a recepção esperada.

Inouye ainda fala sobre as adaptações de games já lançados no mercado para o novo console da Nintendo, o que representa a proximidade do videogame com a atual geração. Outro dos fatores que impactaram o desempenho da Nintendo no mercado, segundo Sam Rosen, outro analista da empresa de pesquisas, foi o aumento da presença de games mobile. "O desenvolvimento de novos modelos de negócios e a competição mais acirrada também criaram uma pressão nos preços que estimula a redução nos preços de venda dos consoles antes do que os fabricantes gostariam. Novos fabricantes entrando no mercado vão adicionar outra camada de complexidade, que tornará a disputa interessante", completa Rosen.

Os analistas da ABI adiantam um crescimento para o mercado durante 2013, que poderá existir caso o Wii U tenha uma redução de preço e o PlayStation 4, ao lado do novo console da Microsoft, cheguem antes da temporada de compras de final de ano. O melhor cenário possível para o varejo é a chegada dos produtos por um preço abaixo de US$450.

Nenhum comentário:

Postar um comentário